Quem sou eu

Minha foto
Licenciado em Letras - Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Tem especialização em Língua Portuguesa - Produtor e Revisor de Textos. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa do Ensino Fundamental e Médio. Também leciona numa Escola de Idiomas. É fascinado pela busca constante de conhecimento nas áreas de Literatura, Metodologia do Ensino de Línguas, Filosofia, Antropologia, História da Arte, etc. Em suma, tudo o que possa de uma forma ou de outra, desenvolver o intelecto humano e promover o pensar de forma crítica e eficiente. A arte de escrever faz parte da minha alma, do meu ser. Se não escrevo sinto-me sem chão. Vejo na escrita uma forma de compreender a mim mesmo e fugir da realidade que às vezes é tão monótona. ''Tudo vale a pena quando a alma não é pequena'' (Fernando Pessoa)

sábado, 8 de novembro de 2008

PESSOAS FALSAS




A pior coisa que existe no ser humano é a falsidade. Detesto pessoas falsas que pela frente aparentam ter um personalidade, mas por trás são lobos devoradores. Coitadas, pois são dignas de pena, não são felizes com elas mesmas e não querem que os outros sejam. Entretanto um dia o falso pelo de cordeiro cai revelando os verdadeiros lobos devoradores que são.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

UMA VIAGEM LONGA NUM DESTINO INCERTO



Em uma das minhas aulas de Língua Portuguesa no terceirão, conversava com meus alunos sobre a importância de fazer uma boa escolha no vestibular. Explicava que eles deverão pensar bem para mais tarde não se arrependerem. Até usei a metáfora de Rubem Alves '' A profissão é uma viagem longa e num destino sem volta. ‘’
Essa frase é bastante oportuna aos meus pupilos, pois cursar uma faculdade além de levar um tempo, podemos no final nos darmos conta de que não era o curso certo. Por isso na hora de optar cautela é fundamental. A maioria escolhe cursos que dão dinheiro, prestígio e esquece um ponto fundamental para se ter sucesso em qualquer carreira: ter amor por aquilo que se faz. É claro que dinheiro e sucesso são muito importantes numa carreira, porém não são os únicos.
Quando escolhemos uma profissão temos de casar com ela, sempre fazendo o melhor possível não só tirando o ganho financeiro no fim do mês. O profissional que trabalha apenas com o intuito de receber o salário será sempre mal pago, independentemente de quanto ganhe.
Não é ao acaso que hoje há inúmeros profissionais frustrados, pois vem na profissão a única forma de ganhar dinheiro. Como diz novamente Rubem Alves:
''Para se conhecer uma pessoa é preciso comer um quilo de sal com ela'' Essa frase se encaixa perfeitamente ao escolher uma profissão.
Primeiro temos de comer um quilo de sal e se digerirmos bem, estamos aptos para exercer qualquer profissão. Explicando as metáforas usadas, o quilo de sal significa que o jovem ao escolher uma carreira tem de pesquisar, procurar saber se tem amor e talento para aquilo que vai exercer por toda vida. Caso contrário, a impaciência diante da escolha errada resultaria numa viagem longa e num destino incerto. Deixo aqui um poema de Walt Whitman, que é uma reflexão para os jovem ao escolher a profissão.

"Em nome de vocês...
Que ao homem comum ensinem
a glória da rotina e das tarefas
de cada dia e de todos os dias;
que exaltem em canções
o quanto a química e o exercício
da vida não são desprezíveis nunca,
e o trabalho braçal de um e de todos
— arar, capinar, cavar,
plantar e enramar a árvore,
as frutinhas, os legumes, as flores:
que em tudo isso possa o homem ver
que está fazendo alguma coisa de verdade,
e também toda mulher
usar a serra e o martelo
ao comprido ou de través,
cultivar vocações para a carpintaria,
a alvenaria, a pintura,
trabalhar de alfaiate, costureira,
ama, hoteleiro, carregador,
inventar coisas, coisas engenhosas,
ajudar a lavar, cozinhar, arrumar,
e não considerar desgraça alguma
dar uma mão a si próprio."

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Só possuímos a nós mesmos


A coisa mais incoerente que tem é quando um casal de namorados ou qualquer pessoa diz:
_ Você é minha !

__ Eu sou seu!!!

My God!!! Que coisa mais sem fundamento!
Não temos o direito de sermos dono do outro.
Ninguém é dono de ninguém, só possuímos a nós mesmos.